Dedos deslizam por minha capa, trazendo-me o brilho da antecipação de um olhar curioso. Suave licor que se derrama em minhas páginas, me desafiando em seu olhar ansioso. Queres saber que linhas serão escritas nas páginas que envolvem, encantam e que levam a Arcádia?
Traz em tua voz imponente Rei majestoso, guardião de palavras rabiscadas às paredes de seu castelo, o desafio que outrora recebeste de outro Reino e não hei de recuar em minhas palavras que aqui serão escritas para outros deleitarem tão belo desafio, mas aviso-te com antecipação, que em minhas páginas as letras torcem e contorcem-se como amantes de noites luxuriosas, pois não menos posso fazer por minha Rainha que também é tua, de alma e coração. Então venha e se aproxime, deleite-se com as respostas que virão…
Se um mês eu fosse, seria AQUELE QUE TERIA TUA PRESENÇA TODOS OS DIAS AO MEU LADO.
Mas não bastando isso, talvez poderia pensar que Se eu fosse um dia da semana, seria ENTÃO UM DIA QUE ESTARIA ENTRE TEUS BRAÇOS.
E por que pensar menos do que isso, se podemos pensar muito mais e muito além do que ousam sonhar os mortais? Como os números que tanto ocupam a mente dos leitores deste livro, pensando que Se eu fosse um número, seria O INFINITO, pois não posso me dar o luxo de pensar que minhas páginas já estão condenadas a um número.
Se me olhas com este olhar audacioso, me fazendo olhar o universo em sua negritude e estrelas e planetas, então eu diria a ti que Se eu fosse um planeta, seria AQUELE QUE AINDA NÃO FOI DESCOBERTO.
Sente-te confuso, meu caro Rei? Pois eu ainda nem comecei. Se quiserdes saber uma direção certa eu poderia responder-te que Se eu fosse uma direção, seria A INCERTA, POIS SÃO NELAS QUE DESCOBRIMOS AS PESSOAS QUE REALMENTE QUEREMOS.
Só que me olhas com este sorriso, matreiro aos lábios, buscando o teor de minha próxima resposta, e com um cortês movimento de minha página, digo-te que Se eu fosse um móvel, seria A CAMA QUE ABRIGA REI E RAINHA.
Creio que alarguei teu sorriso então que tal saber que Se eu fosse um líquido, seria O QUE AUMENTA A TUA LIBIDO?
Ah! Agradável rebuscar de ar e olhos a brilhar, estou sendo ousado em minhas palavras, estimado Rei? Porque Se eu fosse um pecado, seria a LUXÚRIA QUE ENVOLVE TEU CORPO E DA RAINHA.
Mas talvez seja difícil para que outros compreendam que Se eu fosse uma pedra, seria NÃO UMA, MAS DOIS PARES QUE BRILHAM DE FORMA TÃO INTENSA AOS OLHOS DE DEMÔNIOS SÁDICOS QUE CONHEÇO.
E mais confusos ficarão, quando a próxima resposta vier, quando respondo firmemente a te dizer que Se eu fosse um metal, seria DAS ARMADURAS QUE COBREM O CORPO DO GUERREIRO E DA AMAZONA.
Busco um pouco mais o deslizar dos teus dedos em minhas páginas, vendo os teus olhos ainda curiosos e ansiosos em saber o que mais responderia. Se eu fosse uma árvore, seria AQUELA QUE OS PROTEGE DE UM DIA ENSOLARADO.
Mas algumas árvores dão frutos, não é mesmo, meu caro Rei? E Se eu fosse um fruto, seria AQUELE QUE SACIARIA VOSSA SEDE E FOME.
Quão belos tornaram-se os campos de Arcádia com tais pensamentos, não é mesmo? Vejas quantas flores há. Se eu fosse uma flor, seria UMA QUE JAMAIS MORRERIA E QUE COLOCARIAS AO CABELO DE TUA AMADA.
Espero que eu não esteja cansando-te milorde, muito menos os demais leitores, pois Se eu fosse um clima, seria CHUVOSO, PARA QUE EM BEIJOS E ABRAÇOS OS AMANTES SE ESQUENTASSEM EM SEUS BEIJOS MOLHADOS E DEPOIS SOBRE A CAMA.
Talvez um pouco de musica ambiente para tal momento seja de teu agrado, então Se eu fosse um instrumento musical, seria uma HARPA COM SEU DOCE SOM ANGELICAL.
Doce e melódico demais, quem diria que eu um dia escreveria isso em minhas páginas? Talvez Se eu fosse um elemento, seria TODOS. Pois cada elemento possui sua propriedade e seria injusto ser o mais leve, ou o mais pesado, o quente, o úmido, o seco, ou etéreo.
Eles possuem cores tão belas, não é mesmo milorde? Perdoe-me se não lembro mais de física para dar-te com precisão se é a branca ou a negra que resulta a inexistência de cores, mas sei que Se eu fosse um animal, seria UM FELINO TAMBÉM, OU ACHAS MESMO QUE PERDERIA A CHANCE DE TER OS TEUS TOQUES?
Deve estar me perguntando, porque eu não segui o desafio de modo simplório e talvez se um livro pudesse mostrar um suspiro parecendo estar vivo, saberia que Se eu fosse um som, seria UM MURMURAR, QUE EXPLICARIA QUE MINHAS PÁGINAS NÃO SÃO COMO AS DO TYR QUENTALË.
Mas parando de divagar, pois algumas respostas eu ainda devo dar, Se eu fosse uma letra de música, seria AQUELA QUE NÃO SAI DE TUA MENTE.
Complementando um pouco mais, Se eu fosse uma canção, seria ENTÃO A QUE NÃO SAI DE TUA MENTE.
Só que o ramo musical, não para por aqui, não é mesmo milorde? Se eu fosse um estilo de música, seria UM QUE AGRADASSE E NÃO, QUE TORTURASSE.
Ácido meu comentário, não? Mas não tão ácido quanto alguns perfumes que se tornam adocicados demais, Se eu fosse um perfume, seria UM QUE NÃO FOSSE ENJOATIVO.
Confesso que prefiro os amadeirados, mas não poderia dizer isso aqui, já que a algumas pessoas, não me refiro a ti, milorde, os amadeirados são enjoativos.
Então vamos a outra coisa que se não tomarmos cuidado pode ser tão doce e meloso quanto os perfumes. Se eu fosse um sentimento, seria INTENSO, E NESSE PONTO DEVEMOS CONCORDAR, POIS MELHOR COISA NÃO HÁ.
AH! Mas esta pergunta se tornou covarde, confesso, porque Se eu fosse um livro, seria EU MESMO E NÃO MENOS DO QUE ISSO.
Hum! Agora vai chegando o momento da ceia e a fome desperta nos leitores apressados, Se eu fosse uma comida, seria AQUELA QUE TE SACIARIA.
Mas para que possamos comer, precisamos de um lugar, não é mesmo?Se eu fosse um lugar (ou cidade) seria ARCÁDIA, POIS LÁ É SEU LAR.
Mas comidas, também possuem sabor e Se eu fosse um gosto, seria INESQUECÍVEL, PARA QUE PUDESSES ME BUSCAR MAIS VEZES.
Mas nem só de sabor faz-se uma comida, ela possui cheiro também e Se eu fosse um cheiro, seria AQUELE QUE ATRAI.
Devo rir, milorde? Pois o desafio está tornando-se uma Bíblia e tal livro sagrado é cheio de palavras, Se eu fosse uma palavra, seria ÚNICA, POIS ASSIM TODOS ME RECONHECERIAM.
Em meio às palavras encontramos verbos e como os verbos podem ser egocêntricos em sua classificação tão cheia de pompa, logo, Se eu fosse um verbo, seria AMAR. PONTO… QUER UM VERBO MELHOR DO QUE ESTE? NÃO RESPONDA… JÁ SEI O QUE VEIO EM SUA MENTE, APENAS PELO SORRISO AO CANTO DE TEUS LÁBIOS.
AH! Chegamos ao ponto máximo do desafio, esta parte torna teus olhos de Jade, brasas, não é mesmo? Se eu fosse um objeto, seria VÁRIOS E SABES MUITO BEM O NOME DE CADA UM DELES, POIS ESTÃO ESCONDIDOS EM TEU ARMÁRIO.
Mas objetos precisam de complementos e um de seus complementos seriam roupas, Se eu fosse uma roupa seria MINIMA, SEXY, POIS QUALQUER COISA MAIS DO QUE ISSO TUA RAINHA ME MATA!
Já com receios de ser torturado, Se eu fosse uma parte do corpo, seria… PODEMOS SEGREDAR? EU ESTARIA QUEBRANDO O DESAFIO? TENHA PIEDADE! MAS VOLTANDO A SER UM LIVRO SÉRIO, EU SERIA A MENTE, POIS É NELA QUE ESTÃO AS MELHORES LEMBRANÇAS QUE ESTÃO VINDO PELA FRENTE.
Não me olhes com esta cara milorde, porque Se eu fosse uma expressão, seria ENIGMÁTICA, POIS DESTA FORMA TE MANTERIA ATADO A MIM.
Não te desesperes com minhas próximas palavras, porque Se eu fosse um desenho animado, seria UM QUE NÃO TORNASSE AS CRIANÇAS BURRAS E VIOLENTAS.
Depois de um breve momento de libertação, pois não há apenas desenhos, Se eu fosse um filme, seria INTELIGENTE, INTRIGANTE E CATIVANTE.
Só nos restam três respostas? Justo agora que estava sentindo prazer em te manter-te atado a mim, enquanto tua curiosidade o algema às minhas páginas? Não mais nos delonguemos então, pois Se eu fosse uma forma, seria A DE ALGEMAS, POIS ASSIM O MANTERIA ALGEMADO A MIM.Pensou mesmo que eu diria um retângulo, pois ele tem a forma de um livro, não pensou?
Deixo meu riso escrito em minhas linhas, pois as estações não muito demoram a passar aqui em Arcádia, então Se eu fosse uma estação, seria O INVERNO FRIO E RIGOROSO, PARA QUE MANTIVESSE A RAINHA AQUECIDA EM TEUS BRAÇOS.
E finalmente chegamos ao fim desse desafio e antes que eu desafie mais sete mortais…
Se eu fosse uma frase, seria…
ATÉ MAIS!
Este texto faz parte de um desafio que alguns blogueiros da época fizeram para ouros amigos escritores, que consiste em responder a um questionário com uma lista envolvendo “Se eu fosse…, seria…”.